Nossa História

Missão

A FEB tem por missão "promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus; a prática da caridade espiritual, moral e material, dentro dos princípios espíritas; e a união solidária e a unificação do Movimento Espírita, colocando o Espíritismo ao alcance e a serviço de todos".



História

Fundada no dia 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro, por Augusto Elias da Silva, que um ano antes já havia fundado a revista Reformador, a FEB trabalha, desde o início, pela difusão da Doutrina Espírita.



Seccional RJ

A primeira sede própria da FEB foi inaugurada em 10 de dezembro de 1911. Está localizada na avenida Passos, no centro do Rio de Janeiro. Atualmente, no prédio histórico funciona a Sede Seccional da FEB, que promove atividades doutrinárias (reuniões mediúnicas e de estudo, palestras, passes, serviço de assistência e promoção social) e mantém uma livraria.



Departamento Editorial e Gráfico

No Rio de Janeiro também funciona o Departamento Editorial e Gráfico da FEB. Localizado no Bairro de São Cristóvão, foi inaugurado em 9 de setembro de 1948, por Antônio Wantuil de Freitas.

Em 127 anos de existência, a FEB jamais perdeu de vista um de seus principais objetivos: difundir a Doutrina Espírita por meio do livro. Imprimiu mais de 39 milhões de obras de 160 autores, traduziu dezenas de livros, construiu um catálogo de mais de 500 obras.

A FEB já imprimiu mais de 10 milhôes de livros de Allan Kardec. Os psicografados por Francisco Cândido Xavier ultrapassam 16 milhões. Destes, Nosso Lar (ditado pelo Espírito André Luiz) é o mais lido: superou a marca de 2,2 milhões de exemplares.



Sede em Brasília

Na sede em Brasília funcionam a Administração da FEB; a Biblioteca de Obras Raras, com mais de 10 mil volumes; o Museu Espírita, uma biblioteca (para adultos e crianças) aberta à comunidade e um campo experimental que oferece cursos nas áreas de Evangelização Infanto-Juvenil, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Estudo avançado da Doutrina Espírita e Estudo e Educação da Mediunidade. Também na Capital Federal a instituição mantém atividades, tais como palestras, passes, grupos de estudo e serviço de assistência e promoção social.



Reformador

A FEB edita a revista Reformador fundada em 1883, que jamais teve sua tiragem interrompida e consolidou-se como um dos quatro periódicos mais antigos do Brasil.



Ação Federativa

O Conselho Federativo Nacional (CFN) da FEB é composto pelas Entidades Federativas Espíritas de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. O CFN reúne-se uma vez por ano, em Brasília.

Também anualmente, as Federativas estaduais participam das reuniões das Comissões Regionais do CFN: Sul, Norte, Centro e Nordeste. Nessas ocasiões, além das reuniões de dirigentes, que tratam de assuntos administrativos, reúnem-se as áreas de Atividade Mediúnica, Comunicação Social Espírita, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Infância e Juventude, Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita e Atendimento Espiritual no Centro Espírita.

O trabalho federativo decorre da união fraterna, solidária, voluntária, consciente e operacional dos espíritas e das instituições espíritas, por meio da permuta de informações e experiências, da ajuda recíproca e do trabalho em conjunto.

Com isso, visa fortalecer, facilitar, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita.