Gestão de Centros Espíritas

Amplie seus conhecimentos

Clique nos cursos e saiba mais!



Curso I - O Centro Espírita – Visão Geral

Conteúdo programático do curso

Ao longo deste Curso realizaremos uma breve contextualização sobre a organização do Centro Espírita, identificando suas especificidades e identidade com as demais organizações existentes; analisaremos as possibilidades de organização da Casa Espírita para o cumprimento de sua missão, considerando todas as orientações já divulgadas pelo Movimento Espírita por meio de suas publicações.

Ao final será possível analisar comparativamente as atividades desenvolvidas na Instituição Espírita em que você atua com as propostas apresentadas no opúsculo Orientação ao Centro Espírita.




Curso II - Movimento Espírita - Estrutura e Funcionamento

Conteúdo programático do curso

Esta Unidade trata do trabalho de Unificação do Movimento Espírita, possibilitando que tenhamos uma visão mais ampla sobre como as casas espíritas de diversos locais trocam suas experi?ncias, apoiam-se, formando uma rede de sustentação ao trabalho que individualmente está sendo realizado em cada Centro.

No Brasil, temos, de acordo com o último Censo de 2000, cerca de dois milhões de habitantes que se declaram espíritas. Tal número é pelo menos dez vezes maior se forem consideradas as pessoas que frequentam eventualmente as instituições.

É certo que cada Casa tem a sua realidade, seu trabalho preferencial, mas há um laço que une todos: a Doutrina Espírita. Por isso, julgamos primordial desenvolver esta Unidade, que favorece a você, participante:

a) Identificar a necessidade e a importância da participação da Casa Espírita no trabalho de Unificação do Movimento Espírita, reconhecendo, no intercâmbio estabelecido, uma alternativa para solução dos problemas enfrentados, como também para o fortalecimento individual e coletivo da Organização Espírita;

b) Avaliar a contribuição da sua Casa Espírita no trabalho federativo, estabelecendo um plano para intensificação do intercâmbio desta com as demais casas espíritas;

c) Distinguir a missão espiritual do Brasil perante o Movimento Espírita mundial, analisando como esta atividade está sendo contemplada ao longo do tempo.








Curso III - O Dirigente Espírita e os Colaboradores

Conteúdo programático do curso

Reconhecemos que o trabalho na Casa Espírita vem sendo muito ampliado, com a criação de um número cada vez maior de atividades que englobam as práticas doutrinárias e de promoção social espírita, e até mesmo administrativas.

Pretende-se que, ao final desta Unidade você possa:
a) Caracterizar o papel do dirigente espírita, de acordo com a sua área de atuação, estabelecendo os valores direcionadores da sua atividade doutrinária e administrativa;

b) Estabelecer uma análise comparativa entre a atuação do dirigente espírita de ontem e de hoje, relacionando as modificações necessárias à atuação no momento presente;

c) Compreender a responsabilidade de seu papel, contextualizando em termos materiais e espirituais.








Curso IV - O Dirigente e seu Processo de Trabalho

Conteúdo programático do curso

Aqui será abordada a temática do processo de trabalho do dirigente de uma Casa Espírita. Nosso objetivo é o de oferecer ferramentas de apoio ao planejamento das atividades da Casa e o acompanhamento do trabalho das equipes. A partir do uso eficiente dos recursos disponíveis poderão ser alcançados resultados mais eficazes no acolhimento e na orientação das pessoas que buscam o consolo e o aprendizado da Doutrina Espírita.