EPÍFISE

[...] É a glândula da vida mental. Ela acorda no organismo do homem, na puberdade, as forças criadoras e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avançado laboratório de elementos psíquicos da criatura terrestre. [...] Ela preside aos fenômenos nervosos da emotividade, como órgão de elevada expressão no corpo etéreo. Desata, de certo modo, os laços divinos da Natureza, os quais ligam as existências umas às outras na seqüência de lutas, pelo aprimoramento da alma, e deixa entrever a grandeza das faculdades criadoras de que a criatura se acha investida.

Referência: 
Missionários da luz. Pelo Espírito André Luiz. 39a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004..

É muitas vezes chamada pineal e encontra-se, também, dentro da caixa craniana [...]. Suas funções ainda não são muito bem compreendidas pela ciência oficial. Embora seja normalmente aceita como parte do sistema endócrino, não se conseguiu ainda identificar, com certeza, qualquer hormônio produzido por ela. A epífise é importante geratriz de energias psíquicas, que atuam em todo o organismo e que desempenham papel especial nas atividades mediúnicas, como é o caso do passe, por exemplo. No livro Missionários da Luz, encontramos a informação de que a epifise é a “glândula da vida mental”, sendo ela que “preside aos fenômenos nervosos da emotividade”. Informa-nos ainda o autor espiritual que ela também desempenha ação fundamental nos mecanimos da produção intelectual e nos ligados ao sexo, com ação, no plano psíquico, de supervisão do funcionamento das gônadas.

Referência: 
O passe espírita. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..

Segundo a visão da Ciência, o desenvolvimento da capacidade para a procriação ocorre na puberdade, pela ação do hipotálamo, mas a nossa visão desse processo pode ampliar-se muito com a contribuição de Alexandre, um dos instrutores de André Luiz [Missionários da Luz, cap. 2]. Afirma Alexandre que a epífise ou pineal é a glândula da vida mental. Até a puberdade, essa glândula permanece mais ou menos estacionária e, nessa fase, começa a funcionar, reabrindo seus mundos maravilhosos de sensações e impressões na esfera emocional. A criatura reencarnada então recapitula a sexualidade, examinando o inventário de suas paixões vividas em outras encarnações. Essa vivência psíquica se expressa por fortes impulsos. Segundo as informações espirituais, a Ciência ainda não tem conhecimento da ascendência dessa glândula sobre todo o sistema endócrino, porque a sua ação se exerce pela produção de hormônios psíquicos ou unidades -força, que são elementos da esfera perispiritual, fugindo, portanto, aos limites alcançáveis pelos instrumentos de perquirição da Ciência. Antes do hipotálano, por conseguinte, é a ação da glândula pineal que desencadeia o processo, e, por sua vez, essa ação tem sua causa em automatismos profundos do corpo energético ou perispírito. Essa nova visão propiciada pelos Espíritos pode aclarar alguns enigmas da crise que a criatura enfrenta na adolescência.

Referência: 
Os caminhos do amor. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

As recordações profundas da alma que são arquivadas no mundo mental têm o comando de uma glândula muito importante no corpo espiritual – a epífise, ou glândula pineal. A Ciência terrena pouco sabe ainda acerca das funções desta glândula. A epífise é um pequeno corpo glandular, situado na parte central do cérebro. Acredita-se que sua função seja a de frear a ação dos órgãos reprodutores na fase infantil, perdendo tal função, com a normalização da atividade sexual na criatura adulta. Para a Doutrina Espírita, a epífise tem funções importantíssimas, ainda desconhecidas pela própria Ciência humana. A glândula do corpo físico é dirigida pela correspondente do corpo espiritual. O organismo físico é uma cópia imperfeita do corpo espiritual. [...] A epífise, como centro importante do corpo espiritual, é ligada à mente, através de forças eletromagnéticas e funciona como válvula de escapamento do celeiro de emoções, instintos e paixões, E E Eregistrados ordenadamente no arquivo sublime da subconsciência. [...] A epífise controla o mundo emocional, e sua influência na vida sexual da criatura humana é poderosíssima, porque cada Espírito herda de si mesmo e cada um somente dá aquilo que já construiu de bom ou de mal, de nobre ou inferior, de vício ou de virtude, ou o que armazenou em si mesmo, na forma de reflexos condicionados.

Referência: 
Sexo e evolução. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
Ver também GLÂNDULA PINEAL |