TOLERÂNCIA
Acrescentemos que a tolerância, fruto da caridade que constitui a base da Doutrina Espírita, lhe impõe como um dever respeitar todas as crenças [...].
Referência: 
Obras póstumas. Traduzida da 1a ed. francesa por Guillon Ribeiro. 37a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
[...] não consiste na indiferença. [...] ela prescreve o respeito às crenças, aos gostos e tendências dos outros. [...] A tolerância o obriga [o indivíduo] a considerar os outros como a si mesmo e a fazer-lhes tudo aquilo que lhes possa convir.
Referência: 
Grandes e pequenos problemas. Obra ditada a Angel Aguarod pelo seu Guia Espiritual. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..
A indulgência, a condescendência em relação a outrem, seja de referência às suas opiniões ou comportamento, ao direito de crer no que lhe aprouver, pautando as suas atitudes nas linhas que lhe pareçam mais compatíveis ao modo de ser, desde que não firam os sentimentos alheios, nem atentem contra as regras da dignidade humana ou do Estado, constitui a tolerância. [...] é medida de enobrecimento a revelar valores morais e ascendência espiritual.
Referência: 
Estudos espíritas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999..
A tolerância, em razão disso, constitui aquisição do conhecimento decifrador das aparentes incógnitas da vida. Quanto mais o homem sabe, melhor compreende os comportamentos humanos, desarmando-se de idéias preconcebidas, da censura sistemática, dos prejuízos de raças, de castas, de crenças, de grupos...
Referência: 
Loucura e obsessão. Pelo Espírito Manoel P. de Miranda. 9a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003..
[...] tolerar é uma atitude consciente, humana, sem restrições, compreensiva, livre de ironias como também de indiferenças. [...]
Referência: 
Miranda). Candeias na noite escura. 4a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
Que é a tolerância? É o apanágio da Humanidade. Somos todos eivados de fraquezas e de erros; perdoemo-nos reciprocamente nossas tolices – eis a primeira Lei da Natureza.
Referência: 
Reencarnação e imortalidade. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002..
[...] É porta valiosa para que você demonstre boa vontade, ante os companheiros menos evoluídos.
Referência: 
Agenda cristã. Pelo Espírito André Luiz. 42a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
A tolerância é, acima de tudo, completo esquecimento de todo o mal, com serviço incessante no bem. [...] Tolerar é refletir entendimento fraterno.
Referência: 
Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 16a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..
A tolerância para com superiores e subalternos, colegas e associados, familiares e amigos íntimos é o recurso da vida em que se nos erige o metro do burilamento moral.
Referência: 
Rumo certo. Pelo Espírito Emmanuel. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
Tolerância é o cimento da união ideal.
Referência: 
Seara dos médiuns: estudos e dissertações em torno da substância religiosa de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Pelo Espírito Emmanuel. 17a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..
Ver também INDULGÊNCIA |