Trabalho em Rede

O conceito de rede pode vir a ter distintos valores semânticos, para Federação Espírita Brasileira, o conceito de redes envolve um conjunto de participantes autônomos que unem idéias e recursos compartilhados em sociedade, é desse conceito que nos apropriaremos para trabalhar com as redes sociais.

A rede de assistência social trata de várias questões: rupturas familiares, drogas, ausências na alimentação, precário acesso às políticas públicas para as várias faixas etárias. Desta forma, os problemas sociais, cada vez mais complexos, demandam formas diversas de abordagens e olhares distintos sobre um mesmo problema social. Tais abordagens devem reunir saberes e práticas que colaborem com o entendimento e com a construção integrada de soluções que garantam à população uma melhoria em sua qualidade de vida.

As Entidades Beneficentes, assim como a Federação Espírita Brasileira por meio do Departamento de Assistência Social (DAS) pode articularse com as diversas políticas sociais, o que contribui para que as ações planejadas tornem-se mais eficazes no enfrentamento das questões sociais.

A rede socioassistencial do DAS conta com o apoio do SECONCI - DF (Serviço Social do DF). O serviço social do DAS encaminha seus usuários para o SECONCI- DF para a promoção da saúde bucal, onde são realizados tratamento odontológico e colocação de próteses dentárias para garantir lhes saúde e uma melhor qualidade de vida. O DAS está em rede com o sistema público de saúde, fazendo encaminhamentos para os Centros de Saúde e Hospitais Públicos do DF, conta com o apoio também do Projeto Convivência, desenvolvido no Hospital Universitário de Brasília. O Projeto de Extensão Convivência atende soropositivos e familiares, dando apoio psicológico e assistência social.

O DAS encontra-se em constante contato com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma vez que por meio da articulação com estes centros de referência é possível ter um acompanhamento maior de cada usuário assistido pelos programas socioassistenciais do Estado e da FEB.

O DAS conta também como apoio do SESC (Serviço Social do Comércio) com o Programa de segurança alimentar e nutricional - Mesa Brasil.