Programa de Qualificação Profissional e Geração de Renda

No Brasil, uma das questões mais preocupantes da atualidade é o desemprego, e, nas famílias de baixa renda, essa é uma realidade que está muito mais próxima. Destaca-se o Programa de Qualificação Profissional e Geração de Renda que colabora de forma singular para a inclusão socioprodutiva de usuários da política de assistência social, garantindo-lhes a capacitação profissional, sua autonomia e emancipação.

Curso de Informática

O curso de informática amplia a inclusão digital de adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Essa capacitação melhora as condições de vida de determinada comunidade, com a ajuda da tecnologia. Cumpre enfatizar que incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas também melhorarlhe as condições sociais a partir do manuseio de computadores.

Curso de Artesanato

O curso propicia aos participantes a capacitação profissional de acordo com o perfil e a aptidão de cada um, contribuindo para a geração de renda familiar.

Também propõe o resgate da autoestima, a socialização, o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares. Os alunos que se destacam atuam como multiplicadores, ensinando as técnicas do curso aos demais e reforçando o conceito de solidariedade entre os integrantes da equipe.

Os alunos aprendem vários trabalhos, tais como a produção de porta retratos, caixa de papelão para presente, crochê, tapetes, bordados, bijuterias, pinturas e confecção de tricô.

Curso de Cabeleireiro

O curso enseja aos participantes condições de desenvolver as competências requeridas para o exercício da profissão de cabeleireiro, orientandoos, inclusive, quanto à atuação como autônomos.

Garante o oferecimento de educação profissional de qualidade, ampliando as condições para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

As aulas ocorrem de segunda a sextafeira, no período vespertino. O certificado de conclusão é emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF).

Curso de Manicure/Pedicuro

Trata-se de capacitação profissional com vistas à colocação no mercado formal de trabalho, mas que também possibilita a atuação como autônomo.

O objetivo do curso é formar profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés, desenvolvendo a habilidade manual e o respeitando aos critérios de higiene e estética da profissão, como a esterilização dos objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e sua conservação em condições de uso.

As aulas realizam-se de segunda a sexta-feira, no período matutino. O diploma de conclusão é emitido pelo Senac-DF.

Curso de Camareira

Por meio de convênio firmado com o Senac-DF, o curso propõe aulas teóricas e práticas num laboratório, cujo objetivo é formar profissionais que saibam enfrentar diferentes situações inerentes à natureza do trabalho.

Destaca-se o aprendizado dos seguintes assuntos:
apresentação pessoal; funções da camareira; como executar as tarefas de arrumação da cama e do quarto; limpeza dos corredores; higienização do banheiro, rodízio dos colchões, reposição do frigobar, além da ética profissional em relação aos hóspedes e conhecimentos básicos de inglês.