Programa de Orientação Sociofamiliar

Executado pelo DAS, o referido programa promove o atendimento aos usuários de acordo com a LOAS, bem como a defesa e garantia de seus direitos.

Beneficia famílias com a redução da fome e, ao mesmo tempo, promove a participação em atividades desenvolvidas para orientação e encaminhamentos dessas famílias aos serviços públicos de saúde, educação, assistência social e o desenvolvimento de capacidades.

No serviço de proteção social básica realizado pela FEB, há um cadastro de duzentas famílias totalizando aproximadamente mil usuários inseridos no Programa de Orientação Sociofamiliar.

Mensalmente, cada núcleo familiar é beneficiado com um cartão-alimentação no valor de R$ 135,00 (cento e trinta e cinco reais), proporcionando-se, assim, a proteção ao direito humano à alimentação regular.

A seleção das famílias aptas a receber o benefício é feita pelo técnico em Serviço Social com base nos dados inseridos em ficha socioeconômica. O critério principal é a renda per capita da família. Isto é, tem preferência de inclusão no programa aquelas com menor renda.

A permanência no Programa é reavaliada por meio de acompanhamento familiar. Nos encontros mensais com as famílias, a equipe do DAS, composta por profissionais de saúde voluntários, colaboradores, assistentes sociais e estagiárias de Serviço Social, trabalha a integração do grupo, visando à troca de experiências e ao entendimento das questões sociais, com vistas à reflexão sobre sua condição de usuário da Política Nacional de Assistência Social.

Destaca-se que os usuários cadastrados no Programa e seus familiares também são encaminhados aos cursos profissionalizantes.