Benefícios Eventuais

São benefícios previstos na Lei Orgânica de Assistência Social de 1993 e na Política Nacional de Assistência Social, de caráter provisório, suplementar e emergencial, prestados às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

A equipe de Serviço Social realiza uma avaliação socioeconômica no acolhimento dos usuários que demandam por serviços sociais. Tal avaliação funciona como instrumento utilizado com vistas à garantia de direitos dos usuários e não como critério de elegibilidade para o acesso aos serviços sociais. Desse modo, os recursos disponibilizados pela Federação Espírita Brasileira contribuem para a inclusão social e proteção dos usuários que demandam por serviços e recursos materiais.

Itens de cobertura desses serviços eventuiais: consulta oftalmológica, confecção de óculos, próteses dentárias, materiais de construção, leite em pó, material escolar, uniforme escolar, cesta-básica, material de higiene pessoal, fraldas descartáveis, medicamentos, auxílio gás, cadeira de rodas, roupas, cobertores, entre outros.

Ação Social

Trata-se de capacitação profissional com vistas à colocação no mercado formal de trabalho, mas que também possibilita a atuação como autônomo.

O objetivo do curso é formar profissionais que cuidam da saùde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés, desenvolvendo a habilidade manual e o respeitando aos critérios de higiene e estética da profissão, como a esterilização dos objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e sua conservação em condições de uso.

As aulas realizam-se de segunda a sexta-feira, no período matutino. O diploma de conclusão é emitido pelo Senac-DF.

Ação Voluntária

Os colaboradores são pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, a uma causa de interesse social e comunitário.

A participação de voluntários nas atividades desenvolvidas pelo Departamento de Assistência Social é de extrema importância, pois contribui de modo contínuo e duradouro para a melhoria da qualidade de vida dos usuários, sem necessidade de compensação financeira por parte da instituição, que pode, assim, canalizar maior quantidade de seus recursos para o atendimento direto à população em estado de vulnerabilidade social.

Cumpre enfatizar-se que os voluntários, na medida de suas possibilidades, ampliam sua participação solidária assumindo novos compromissos, o que os leva a dar o melhor de si, melhorando a qualidade dos atendimentos.