Atividades de Assessoramento

A FEB atua em todo território brasileiro na forma de assessoramento às instituições espíritas, conforme prescreve o artigo 3°. da LOAS. A referida atuação propõe a capacitação dos colaboradores que trabalham na área da assistência social, tendo em vista a qualificação dos serviços e melhoria dos atendimentos.

As atividades de assessoramento são exercidas pela FEB junto às Federações Espíritas Estaduais (uma em cada Estado brasileiro) por meio de reuniões, encontros (quatro encontros por ano), seminário e cursos de capacitação de lideranças, desde a década de 1970. Tais eventos são realizados, anualmente, reunindo as Federações dos Estados das várias regiões do País em uma das capitais da região. Além disso, a FEB presta assessoramento as Federações Estaduais de acordo com as necessidades de cada uma.

As Federações Estaduais sço agrupadas de acordo com as conveniências do próprio trabalho que realizam, o que faz com que as regiões nas quais se agrupam nem sempre correspondam exatamente às regiões geográficas brasileiras. Busca-se, desse modo, criar um padrão de serviço com melhor eficiência e qualidade no atendimento aos usuários, na forma do modelo proposto no PNAS e previsto na LOAS, que regulamenta os arts. 203 e 204 da Constituição.

Em 2010, podemos destacar o Encontro promovido no Estado do Amapá, com a participação de representantes dos Centros Espíritas de Macapá. Esse encontro ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de agosto e teve por objetivo debater e ressaltar a import ância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a consolidação do Sistema único da Assistência Social (SUAS) e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais - texto da Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, colocando fim ao paradigma do velho assistencialismo, como benemerência privada e ressaltando a assistência social como política pública e direito da cidadania.

Desse modo, percebese a importância do trabalho centenário da FEB em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social, colaborando assim, para a ampla aplicação dos preceitos contidos na PNAS.