Ações Sociais

Defensoria Pública /Apoio Jurídico

O apoio jurídico é realizado todos os sábados, das 8h30 às 12h30, e integra o trabalho de promoção social, buscando orientar os usuários e acompanhar os processos em que eles estejam envolvidos nas áreas cíveis e trabalhistas.

Trata-se de uma parceria entre a FEB e a Defensoria Pública do Distrito Federal, que realiza mutirões para garantir à população do DF, orientações e assistência integral em relação a processos criminais, à defesa da mulher, criança, idoso, ao direito do consumidor, entre outros.

E, se for necessária, é proposta uma ação judicial, pois se a pessoa estiver com os documentos em mãos, elabora-se a petição para ser distribuída na segunda-feira seguinte ao plantão. Participam do atendimento, advogados voluntários e defensores públicos do Distrito Federal, os quais atuam em qualquer processo judicial, de forma gratuita.

Programa Dignidade

Este Programa presta atendimento a usuários com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, oriundos de "territórios de incidência" referenciados no município do Rio de Janeiro e/ ou na região metropolitana.

Nos atendimentos do Plantão Social, observouse que o idoso se apresenta como o principal fiador do núcleo familiar, em razão de dispor de leis específicas que o amparam e, de forma tangencial, seus familiares.

Verifica-se, entretanto, que grande parcela dessa população se encontra economicamente vulnerável, em função dos custos com a família e medicamentos, os quais se colocam acima da renda oficial que lhe garante a lei. Por essa razão, o pólo do Departamento de Assistência Social do Rio de Janeiro, da Federação Espírita Brasileira organizou este Programa, em que é dada oportunidade ao idoso de refletir sobre o próprio envelhecimento, com vistas a torná-lo ativo e saudável. Ao participarem de oficinas temáticas de seu interesse, os usuários aprendem como melhorar a qualidade de vida, ampliando seu bem-estar.

Além disso, os admitidos no Programa Dignidade recebem benefícios eventuais e o benefício continuado de 01 (um) cartão-alimentação, além de serviços de orientação social oferecidos pelo DAS, como o de esclarecer sobre os direitos sociais da população idosa, incentivando os usuários a buscá-los, na defesa de seus interesses.

Idosos em situação socioeconômico vulnerável, oriundos de comunidades do município do Rio de Janeiro e/ou de Municípios adjacentes, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza.