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Formulário de pesquisa de vocábulos e conceitos espiritas por termo.

Transe hipnótico

Transe mediúnico Em geral, considera-se o transe mediúnico, auto-sugerido, uma forma de auto-sugestão ou auto-hipnose. Segundo Osty, os médiuns teriam uma tendência hereditária para o transe. Diversos autores espíritas apontam nessa mesma direção, acrescentando, a Doutrina Espírita, a ação heterossugestiva de feição telepática, oriunda de uma personalidade espiritual de um sistema dimensional ainda insuspeitado pela Física das partículas. Para Geley, “o médium é um ser cujos elementos constitutivos, mentais, dinâmicos e materiais são suscetíveis de descentralização momentânea” (ou dissociação). Contudo, para a posição espírita, o conceito de dissociação adquire extensão jamais prevista pela Psiquiatria, e pressupõe a exteriorização ou a introjeção de uma forma singularíssima de energia, capaz de produzir fenômenos de ordem física, psíquica ou plástica. Essa energia, ou energias, para ser mais preciso, parece ser diferente das energias nuclear, eletromagnética e gravitacional, o tripé da Física Moderna. Uma das modalidades dessas energias que atuam no processo mediúnico são os denominados “átomos mentais”, de A. Luiz [...]. A extensão maior ou menor do transe condiciona a dissociação de um segmento maior ou menor da consciência. Cerviño sugere que o transe mediúnico, embora intimamente ligado ao hipnótico, tem fisiologia própria, e merece estudo à parte. Para esse autor, o transe mediúnico receberia, através das faculdades paranormais da subconsciência (Funções Psi), estímulos “não-físicos”, oriundos de uma realidade ultrafísica: “poder-se-ia mesmo admitir que o médium, ao reviver uma personalidade póstuma, está em rapport com essa personalidade, e mais, que graças ao processus sugestivo-telepático, sua conduta dissociada realiza nestas condições um verdadeiro psicomimetismo (“faculdade mimética” do subliminal – Myers) [...].

Referência:
BALDUINO, Leopoldo. Psiquiatria e mediunismo. 2a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. - cap. 5

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